Hamilton - Uma Nova Forma de Olhar para a Revolução Americana

Hamilton é um musical, inteiramente cantado, criado por Lin-Manuel Miranda, que estreou em 2015, na Broadway. Conta a história de um dos Pais Fundadores menos conhecidos, Alexander Hamilton (11/01/1757, Charlestown, Saint Kitts and Nevis - 12/07/1804, Nova Iorque), a sua viagem e influência na Revolução Americana e nos Estados Unidos.

Começa com a sua chegada a Nova Iorque, com 19 anos, em 1772, depois de uma infância pobre nas Caraíbas, de onde conseguiu emigrar para o continente e entrar para a universidade através do seu talento para a escrita, e da sua ambição. É nesta cidade, berço da Revolução, que conhece figuras importantes, como Aaron Burr (conhecido graduado de Princeton, conservador, que prefere não revelar as suas intenções, mas que procura a fama, tanto como Alexander), o Marquês de Lafeyette (francês que busca a liberdade, tanto na América como em França), John Laurens (revolucionário que busca a liberdade e o fim da escravatura) e Hercules Mulligan (ambicioso alfaiate, que quer subir socialmente), os quais partilham o seu interesse na revolução. ("Alexander Hamilton"; "Aaron Burr, Sir"; "My Shot"; "The Story of Tonight")
É nas grandes cidades como Boston e Nova Iorque que se concentram os revolucionários e um novo pensamento de liberdade e revolução. ("The Schuyler Sisters"; "Farmer Refuted"; "You'll Be Back")
Hamilton e os seus companheiros juntam-se ao quartel-general de George Washington, tendo Hamilton se tornado ajudante de campo e amigo bastante próximo do general. Mesmo podendo participar na guerra, dado o seu posto de oficial, como estratéga, Hamilton preferia estar nas linhas da frente e dessa forma lutar pelo seu país e os seus ideais. Em Nova Iorque, contribuiu para o aniquilamento da frota inglesa ("Right Hand Man"). Ainda no exército, em 1780, conhece os Schuyler, uma família rica, e a sua futura mulher, Elizabeth Schuyler ("A Winter's Ball"; "Helpless"; "Satisfied"; "The Story of Tonight Reprise"; "Wait for It").

Sempre com as tropas de Washington, Hamilton participa na Batalha de Monmouth (28/06/1778), batalha esta, em que Charles Lee, comandante do exército continental, contra as ordens de Washington, obriga à retirada das tropas americanas, sendo por tal facto demitido e substituído por Lafeyette. ("Stay Alive"). Hamilton e Laurens reagem também e provocam um duelo contra Lee, para o fazer responder pelas suas ações. Depois deste duelo e apesar de terem ganho, Hamilton é enviado para casa (onde a sua mulher o esperava, grávida), por ter desobedecido às ordens de Washington, que era contra a luta ("Ten Duel Commandments"; "Meet Me Inside"; "That Would Be Enough").
Enquanto Hamilton estava em casa, Lafeyette foi-se impondo como indispensável aliado e comandante, convencendo a França a ajudar com armas, navios e mantimentos. Washington e Lafeyette percebem que conseguem derrotar os ingleses em Yorktown (26/09/1781 a 19/10/1781), mas que para isso precisam da ajuda de Hamilton, tendo-o convocado de volta ("Guns and Ships"). Washington entrega o comando de tropas a Hamilton, cuja estratégia ajuda de forma decisiva na derrota dos ingleses ("History Has Its Eyes On You"). Aproveitando-se da posição defensiva dos ingleses, e do facto de possuírem mais navios e homens, os americanos, com ajuda dos franceses e dos espanhóis, lançam um ataque em massa, cercando os seus inimigos (ingleses e mercenários alemães). Três semanas e vários ataques depois, os ingleses rendem-se, sob o General Cornwallis ("Yorktown (The World Turned Upside Down)"; "What Comes Next?").

Em 1787, na Convenção de Filadélfia, Hamilton, um dos Pais Fundadores, é instrumental na construção do novo país. Foi nomeado Tesoureiro e escreveu a maior parte dos Documentos Federalistas, defensores da constituição, tendo ainda criado o sistema financeiro e bancário dos EUA*. Foi um dos signatários da Constituição. A sua vida política, assim como pessoal (com o nascimento do seu filho) começa a estabilizar ("Dear Theodosia"; "Non-Stop"). Os seus companheiros também seguem as suas vidas: Washington seria o primeiro presidente do novo país; Burr também volta para Nova Iorque, em busca de uma carreira política; Lafeyette volta para a França, e Laurens, infelizmente, morre.
Em 1789, aquando da formação do novo governo, Thomas Jefferson, Secretário de Estado, volta à América, depois da sua estadia na Europa, como embaixador da França ("What'd I Miss"). Hamilton e Jefferson adotam posições opostas em várias questões fundamentais, como o estabelecimento do banco federal/nacional e a possível ajuda aos franceses na sua revolução, pertencendo mesmo a partidos opostos ("Cabinet Battle #1").
Cada vez mais envolvido no seu trabalho e menos na sua família, a vida pessoal de Hamilton deteriora-se, chegando mesmo a envolver-se num caso amoroso com Maria Reynolds ("Take a Break"; "Say No to This").
Hamilton é uma das principais figuras no debate que decide a colocação da capital, negociando com Jefferson e James Madison, o apoio à sua proposta da Virgínia, por contrapartida à ajuda que lhe dariam para a criação do banco federal ("The Room Where It Happens").
Entretanto, Aaron Burr vai tendo mais poder no governo, tornando-se no novo senador pelo estado de Nova Iorque, tendo derrotado o sogro de Hamilton, Philip Schuyler, algo que incomoda este ("Schuyler Defeated").
Enquanto o governo vive algumas crises e discussões, Hamilton continua a ter o apoio de Washington, o que incomoda os seus rivais políticos, Jefferson, Madison e Burr ("Cabinet Battle #2"; "Washington On Your Side").
Em 1797, depois de 8 anos como presidente, Washington demite-se do cargo, pedindo ajuda a Hamilton para o seu famoso discurso de concessão ("One Last Time"; "I Know Him"). John Adams, sucessor de Washington despede Hamilton, que por essa razão o difama publicamente ("The Adams Administration").
Perante esta perda de popularidade, Jefferson, Madison e Burr confrontam-no sobre a sua suspeita atividade financeira, convencidos que roubava ao Estado. Hamilton para se defender, confessa o seu caso amoroso com Reynolds e os seus pagamentos ao marido desta ("We Know"). No entanto, convencido que os rumores da sua fraude financeira não estancarão, Hamilton decide publicar a verdade, efetivamente destruindo o seu casamento ("Hurricane"; "The Reynolds Pamphlet"; "Burn").
Entretanto, o seu filho mais velho, Philip Hamilton, volta a Nova Iorque depois da universidade, e participa num duelo contra George Eacker, para defender o seu pai das acusações que lhe eram feitas. Philip é morto nesse duelo ("Blow Us All Away"; "Stay Alive Reprise"). Esta desgraça força os Hamilton a mudarem-se para longe da cidade, reconciliando-se ("It's Quiet Uptown").
Entretanto, Jefferson concorre para presidente, contra Aaron Burr, sendo que Hamilton apoia o seu rival, Jefferson, em vez do seu amigo Burr (considerando que este não tinha convicções suficientemente fortes para lutar pelo seu país), o que leva Burr a manter um ódio e ressentimento por Hamilton ("The Election of 1800"). Burr desafia Hamilton para um duelo, que ele aceita e participa. Hamilton é derrotado e morre ("Your Obedient Servant"; "Best of Wives and Best of Women"; "The World Was Wide Enough")
Apesar de uma vida tumultuosa e morte repentina, o seu exemplo inspirou outros a contribuírem para o crescimento e desenvolvimento do país. A sua esposa, Eliza é um destes exemplos. Ajudou a angariar fundos para a construção do Washington Monument, entrevistando soldados que tinham servido com o marido, e criou ainda o primeiro orfanato privado em Nova Iorque, entre outros ("Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story").
Hamilton já ganhou dezenas de prémios, incluindo 11 Tonys. Escolhemos este tema não só porque é um retrato importante da Revolução Americana e de um dos seus Pais Fundadores, mas também porque apresenta uma perspetiva única, intensa e pessoal do início desta nação. Embora seja impossível ver a peça online, deixamos um link para uma playlist com todas as canções (em inglês), já que o musical é inteiramente cantado, sem diálogo:
https://www.youtube.com/watch?v=CzwDzR789Ek&list=PLt_VnOTcYFc5dirGo29w8VyPUK--vv6YM