Biografia de Danton

23-02-2018

Georges Jaques Danton, vulgarmente conhecido por Danton, nasceu a 26 de outubro de 1759 no Reino de França. Filho de uma pequena família burguesa, recusou a carreira eclesiástica tendo exercido advocacia em Paris, França.

Mais tarde, através do casamento com Antoinette Charpentier, ocupou o cargo de advogado no Concelho do Rei em 1783. Dois anos posteriormente participou em importantes reuniões de onde saíram os líderes os Sans-Culotte (Sem-Calções) população constituída por artesãos, aprendizes e proletários).

De 1790 a 1791 pertenceu ao clube dos Cordiliers, sociedade dos Amigos dos Direitos do Homem e do Cidadão e no seu último ano como membro do clube. Durante o processo revolucionário, que tomou inicio em 1789, Danton ofereceu o seu apoio aos jacobinos que pretendiam a substituição de Luis XVI por Philippe d' Orléans ao mesmo tempo que os Cordeliers exigiam a abdicação da coroa real. Nesse mesmo ano, torna-se membro do clube dos Jacobinos (1791-1794).

Após algum tempo refugiado na Inglaterra, Danton regressa a França substituindo o lugar de Procurador da Comuna de Paris assumindo também o cargo de deputado, onde se opõe a Robespierre. De imediato, torna-se Ministro da Justiça a 1792.

Um ano depois, é nomeado Presidente da Convenção Nacional. Danton também participa na criação no Tribunal Revolucionário e entra no Comité da Salvação.

Georges Danton acaba isolado e acusado de ser inimigo da Republica, julgado no Tribunal Revolucionário e condenado à guilhotina. Morre a 5 de abril de 1794.

© 2018 Contar a História. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora